SLU: a nova tendência de empresa com apenas um sócio

 

1. Introdução

O formato de uma empresa é o resultado da definição de três variáveis: Formato Jurídico, Regime Tributário e Porte da Empresa. Se a escolha não for bem feita, o empresário pagará impostos além do que é devido. Por isso, o empreendedor deve escolher com bastante atenção a maneira para formalizar a empresa da melhor forma possível.

 

2. O que é SLU?

Você sabe o que é SLU? SLU significa Sociedade Limitada Unipessoal, também conhecida por SUL (Sociedade Unipessoal Limitada) é um formato jurídico que tem se destacado e atraído cada vez mais novos empreendedores que buscam por segurança na hora de abrir uma empresa. Isso ocorre porque esse formato pode ser aberto por apenas uma pessoa, oferece maior possibilidade de crescimento com pouca burocracia em comparação aos modelos anteriores.

A Sociedade Limitada Unipessoal é uma novo tipo de empresa, pensada para estimular a formalização de pequenos e médios negócios. Ela foi prevista na Lei nº 13.874/2019, a chamada “Lei da Liberdade Econômica”.

 

3. Vantagens da SLU

Para quem quer abrir uma empresa, ou quer formalizar o seu pequeno, a Sociedade Limitada Unipessoal tem várias vantagens. O seu formato resolve alguns problemas que existem nos outros formatos jurídicos. As vantagens da SLU são:

  • não precisa ter sócio;
  • não precisa de um capital social mínimo;
  • sem limite máximo de faturamento;
  • sem restrições pelo tipo de atividade;
  • engloba profissionais que exercem atividades regulamentadas (como médicos, dentistas, advogados, contadores, engenheiros, arquitetos etc.);
  • sem limitações tributárias;
  • sem restrições para contratação de funcionários;
  • o mesmo empresário pode constituir mais de uma Sociedade Limitada Unipessoal ou ter outro tipo de empresa aberta.

 

Desse modo, por reunir o melhor dos diferentes tipos de empresas, a tendência é que a Sociedade Limitada Unipessoal se torne a principal modalidade usada para formalizar negócios. Uma situação comum que acontece com pequenos empresas é optar pelo MEI (Micro Empreendedor Individual) no começo de suas atividades. Quando há sucesso no negócio esbarram no teto do faturamento anual. Com isso, perdem o direito à tributação pelo Simples Nacional, e pagam impostos mais altos. Porém, no formato Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) isso não acontece.

 

4. Conclusão

Mesmo com as facilidades com a criação da SLU, a sua abertura precisa ser formalizada. Ou seja, é preciso seguir um passo a passo. Desse modo,  se você não conhece o caminho necessário para abrir uma empresa, clique aqui e leia um artigo para aprender como.

Pode parecer muita coisa, mas vale lembrar que os processos de abertura de empresas estão cada vez menos burocráticos. O esforço compensa, pois são vários benefícios em formalizar um negócio, como por exemplo:

  • ter empresas (e não apenas pessoas físicas) como clientes;
  • ter uma conta bancária de Pessoa Jurídica (com acesso a crédito mais facilitado e taxas baixas);
  • fazer uma melhor gestão de seu negócio sem misturar com a vida pessoal.

Então, entendeu melhor o que é SLU? Deixe seus comentário!

Posted in Direito Empresarial and tagged , , , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *